CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Excesso de chuva faz o preço da verdura aumentar 25%

Produtores afirmam que as folhas têm dificuldade para desenvolver com o solo encharcado
Preço verdura
Produtores afirmam que as folhas têm dificuldade para desenvolver com o solo encharcado

Produtores afirmam que as folhas têm dificuldade para desenvolver com o solo encharcado

As fortes chuvas que atingem a região estão causando grandes prejuízos para os produtores rurais. A produção de hortaliças, em especial, tem sido severamente afetada, com quedas significativas na colheita.

Impacto na Produção de Hortaliças

O produtor Sérgio, por exemplo, viu sua produção na horta cair pela metade desde o início do ano. Folhas de almeirão e chicória crescem menos que o esperado devido ao excesso de umidade. A dificuldade em aproveitar os produtos e o trabalho árduo em meio às chuvas constantes têm impactado diretamente sua renda. “Faz muitos anos que trabalhamos na lavoura, mas este ano foi diferente. Em janeiro, choveu durante 30 dias, e fevereiro também foi marcado por chuvas intensas”, relata Sérgio.

Dificuldades na Adubação e Prejuízos Financeiros

A terra encharcada dificulta o acesso de máquinas para a adubação, essencial para o desenvolvimento das plantas. Segundo Sérgio, as chuvas fortes lavam os adubos, impedindo sua absorção pelas plantas. “É como jogar dinheiro fora”, lamenta o produtor. Com a produção comprometida, Sérgio foi obrigado a aumentar o preço da alface, de R$3,00 para R$4,00. A situação é agravada pelo aumento no custo de herbicidas e outros insumos.

Aumento de Preços e Perspectivas Futuras

O impacto da redução na produção de hortaliças se reflete nos supermercados da região. Antônio, gerente de um supermercado em Ribeirão Preto, afirma que as verduras estão até 25% mais caras que no final do ano passado. A escassez de produtos leva os consumidores a comprarem mais maços para suprir suas necessidades. Para Antônio, a queda nos preços só será possível com uma mudança no clima. O aumento nas chuvas na região de Ribeirão Preto supera a média divulgada pela Cesp para o estado de São Paulo (17%), gerando grande preocupação entre os produtores e comerciantes.

A situação dos produtores rurais da região é preocupante, com a necessidade urgente de medidas para mitigar os efeitos das chuvas excessivas e garantir a segurança alimentar da população. A expectativa é por uma melhora nas condições climáticas para que a produção se recupere e os preços voltem ao normal.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.