E-mails enviados por golpistas oferecem descontos de 15%, quando, na verdade, a dedução para pagamento a vista é de 10%
A crescente conectividade digital, embora ofereça inúmeros benefícios, também expõe os cidadãos a novas formas de golpes. Em Ribeirão Preto, um recente alerta chama a atenção para mensagens fraudulentas enviadas por e-mail, supostamente em nome da Secretaria da Fazenda.
Golpe do IPTU com desconto falso
As mensagens fraudulentas oferecem um link para pagamento do IPTU em cota única, com desconto de até 15%. A Secretaria da Fazenda alerta a população para não clicar nesses links, pois se trata de um golpe que pode causar grandes prejuízos.
Alerta da Prefeitura e medidas de segurança
Segundo Júlio César Delfini, do Departamento de Tributos da Prefeitura, os boletos do IPTU ainda não foram emitidos. A Prefeitura já emitiu avisos à população e os funcionários da Secretaria da Fazenda foram orientados sobre o caso. Para tirar dúvidas, a orientação é procurar diretamente a Prefeitura ou o Poupa Tempo. Os descontos oferecidos nas mensagens falsas também são ilegais, contrariando a legislação vigente que prevê desconto máximo de 10%. A geração de boletos do IPTU 2019 requer consulta à Planta Genérica de Valores (PGV).
A recomendação é cautela ao lidar com mensagens eletrônicas que ofereçam descontos ou vantagens financeiras. Dúvidas devem ser sempre esclarecidas com os canais oficiais da Prefeitura.



