Câmeras de segurança, alarmas e sensores são algumas das alternativas para tentar inibir a violência na região
Equipamentos de segurança, antes comuns apenas em áreas urbanas, atrásra são realidade no campo devido ao aumento da criminalidade rural. Na região de Jardinópolis, agricultores têm investido em câmeras, alarmes e sensores para proteger suas propriedades de furtos frequentes.
Medo e Insegurança no Campo
A insegurança é tamanha que muitos proprietários temem se identificar. Um deles relatou trauma após um assalto, enquanto outro teve máquinas e animais furtados, lamentando a falta de segurança na zona rural. A sensação de impotência e descrença é compartilhada, com a busca por soluções eficientes ainda distante.
Ações de Segurança e Investimentos
Um agricultor, Luiz Rodrigo Alves, teve seu vizinho vítima de roubo de 38 cabeças de gado. Acredita-se que os animais estejam em algum pasto da região, e pede-se a colaboração da população para identificar os receptadores. A falta de segurança tem levado os agricultores a investir em medidas de proteção, como câmeras, cercas elétricas e alarmes, mesmo que isso represente um custo adicional e desvie recursos da produção.
Leia também
Em Jardinópolis, alguns agricultores, como Luiz, chegaram a alugar galpões na cidade para guardar seus tratores à noite, demonstrando o nível de preocupação e insegurança. Apesar dos investimentos em segurança, a sensação de medo persiste, afetando a rotina de trabalho e a vida na propriedade. A Polícia Militar afirma realizar patrulhamento nas áreas com maior incidência de crimes e orienta os moradores a registrar boletins de ocorrência e a utilizar os canais de denúncia disponíveis (181 – Polícia Civil e 190 – Polícia Militar).



