Ouça a coluna ‘Cerveja de Conteúdo’com Carlos Braghin
Cervejas inusitadas: uma tendência que explora a criatividade e a cultura brasileira.
De feijoada a pudim: a ousadia dos sabores
O mercado cervejeiro tem se mostrado cada vez mais criativo, apresentando sabores inusitados que vão além dos tradicionais. Uma cervejaria em Ribeirão Preto, por exemplo, lançou uma série com sabores como feijoada, pudim, bolinho de café e batida de maracujá, expandindo os limites da imaginação.
Inovação e tradição: um casamento possível
A Invicta, em parceria com a Cervejaria Dos Cabeças, por meio do projeto Repensi, fomenta a inovação no setor. A iniciativa, inicialmente presencial, adaptou-se ao ambiente digital, permitindo o acesso a essas cervejas inusitadas pela internet ou diretamente no bar da Invicta. Apesar dos nomes criativos, muitas dessas cervejas utilizam estilos já conhecidos, adicionando ingredientes que remetem aos sabores brasileiros, como café e laranja na Vienna Lager de bolinho de café, ou feijão, arroz e pimenta em uma Rauchbier de feijoada.
Leia também
O futuro da cerveja: versatilidade e experimentação
A produção de cervejas com ingredientes inusitados demonstra a versatilidade do produto e a exploração da cultura brasileira. A exemplo de cervejarias como a Amazon Beer, que utiliza frutas da região amazônica em suas receitas, a tendência é a busca por ingredientes regionais e a experimentação de sabores, mesmo que alguns, como a cerveja de feijoada, possam parecer inicialmente inusitados. Essa inovação, porém, impulsiona a criatividade e a busca por novas experiências sensoriais, abrindo um leque de possibilidades para o mercado cervejeiro.