CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Festa de São Patrício e da cerveja! Neste sábado (16) é celebrado o Saint Patrick’s Day

Evento tradicionalmente irlandês, tomou o mundo e abre portas para cervejarias colocarem produtos no mercado
Festa de São Patrício e
Evento tradicionalmente irlandês, tomou o mundo e abre portas para cervejarias colocarem produtos no mercado

Evento tradicionalmente irlandês, tomou o mundo e abre portas para cervejarias colocarem produtos no mercado

Em participação na CBN, o especialista em cervejas Carlos Braguin falou sobre as origens do Saint Patrick’s Day e sobre como a data, tradicionalmente religiosa, se transformou em oportunidade para o mercado de cervejas e gastronomia. Braguin explicou a história de São Patrício, as simbolias associadas à celebração e as atividades previstas em Ribeirão Preto para marcar a data.

A origem de São Patrício

Segundo Braguin, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e, ainda jovem, foi sequestrado por piratas e levado como escravo para a Irlanda. Durante o cativeiro entrou em contato com o cristianismo; após fugir, voltou à Inglaterra, estudou por cerca de 12 anos em um mosteiro e tornou-se bispo. Mais tarde, sentiu um chamado para retornar à Irlanda e pregar o catolicismo entre povos de origem celta, então em grande parte pagãos. O dia 17 de março, data tradicionalmente lembrada como a de sua morte, passou a ser o marco da celebração.

O verde, símbolos e a transformação cultural

Braguin descreve vários motivos para a associação com a cor verde: a Irlanda é conhecida como a “Ilha Esmeralda” pela vegetação abundante; o trevo de três folhas (shamrock) foi usado por Patrício como metáfora para explicar a Santíssima Trindade; e a cruz celta representou uma adaptação de símbolos locais para fins religiosos. Elementos pagãos, como os leprechauns — pequenos duendes das lendas irlandesas — também foram incorporados ao imaginário festivo. Além disso, a importância da data levou a Igreja a flexibilizar restrições da Quaresma naquele dia, dando espaço a celebrações com comida e bebida.

Gastronomia, cerveja e celebrações em Ribeirão Preto

O especialista lembrou que a gastronomia é parte essencial da festa: o corned beef com repolho é apontado como prato tradicional do festival, cuja difusão seguiu com as grandes diásporas irlandesas — a parada de Nova York é hoje uma das maiores. Em Ribeirão Preto, Braguin destacou iniciativas de cervejarias locais para marcar a data: a Amarilo produziu uma dry stout, uma Irish red ale e até uma cerveja verde (feita com corante alimentício). Também foram citadas ações no Covil do Lobo, na Mementos e na Malteza, cuja programação inclui abertura a partir das 11h e promoções, como a oferta de um copo de cerveja verde mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Para Braguin, o festival se tornou uma oportunidade para bares e cervejarias promoverem produtos e movimentarem o setor, ao mesmo tempo em que consumidores têm a chance de experimentar estilos típicos irlandeses. Ele reforça a convite à descoberta: procurar uma cervejaria local e provar novidades é uma boa pedida para quem quer entrar no espírito da data.

Quem for celebrar deve aproveitar as opções com responsabilidade: a data reúne história, música, gastronomia e oferta cervejeira, e a recomendação é aproveitar essas experiências de forma moderada.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.