Marcado para o final de semana, realização do evento causaria problemas aos bichos que vivem no Morro do São Bento
O Festival Tanabata, realizado anualmente em Ribeirão Preto, gera controvérsia por ocorrer no Morro do São Bento, uma área de preservação ambiental com cerca de 250 mil metros quadrados que abriga o Teatro de Arena, o Teatro Municipal e faz fronteira com o zoológico da cidade. O evento, que atrai cerca de 65 mil pessoas, causa preocupação em ativistas pelos direitos animais.
Impactos Ambientais e Riscos aos Animais
De acordo com Carolina Lessa, protetora independente, eventos de grande porte no local colocam em risco a fauna local, incluindo animais silvestres e domésticos abandonados. A ativista destaca que o Morro do São Bento é uma área de preservação ambiental, e eventos dessa magnitude não deveriam ser permitidos. A lei federal Feliciano, em vigor há 8 anos, protege animais comunitários, reforçando a necessidade de preservação do local.
A Luta pela Preservação e as Soluções Propostas
Há um pedido no Ministério Público para mudança de local dos eventos de grande porte, mas a solicitação está parada há 3 anos. Além dos riscos aos animais, os ativistas argumentam que a infraestrutura do local é inadequada para eventos dessa escala, faltando estacionamento e espaço para circulação. Como alternativa, sugerem a utilização do Parque Permanente de Disposições, que já abrigou eventos com 80 mil pessoas. Os ativistas também criticam a falta de preocupação da prefeitura com a manutenção dos teatros municipais, enquanto eventos de grande porte são priorizados.
Leia também
A Busca por Conscientização e Solução
A prefeitura, em nota, justifica a realização dos eventos pela proximidade de equipamentos municipais na área. Afirma ainda que não há riscos aos animais. No entanto, os ativistas pedem maior responsabilidade do governo municipal e uma atuação conjunta para a preservação do Morro do São Bento e o bem-estar animal. A luta, segundo eles, é por conscientização e a garantia de que cada cidadão contribua para a preservação do meio ambiente e dos animais.



