Por causa do calor, frutas com grande acúmulo de água tendem a ser mais utilizadas nas saladas e pratos do Natal
Neste fim de ano, as frutas tropicais como melão, manga, uva, melancia e abacaxi estão com preços acessíveis em diversos supermercados.
Frutas Tropicais na Mesa de Natal
As frutas tropicais são queridinhas na decoração e composição da ceia natalina. Melão, melancia, laranja e uva são alguns exemplos que não podem faltar, segundo relatos de consumidores. Embora o melão e o abacaxi tenham apresentado uma leve alta de preço por não serem frutas típicas desta época, a maioria das outras frutas está mais barata em comparação ao mesmo período do ano passado. A manga, uva e melancia estão mais em conta para o consumidor.
Preços e Previsões
De acordo com Antônio, gerente de um supermercado, o clima favoreceu a chegada de frutas mais resistentes aos supermercados e varejões. As frutas em questão estão, em média, de 10% a 20% mais baratas que no ano anterior. Entretanto, com a proximidade das festas de fim de ano, espera-se um aumento de preços, podendo chegar a 30% nas mais procuradas, devido à alta demanda. A exceção é a manga, que deve manter seu preço estável devido à forte safra na região. O tempo, com calor e chuvas fortes, pode afetar os preços futuramente.
Leia também
Dicas para o Consumidor
Com a variação de preços, pesquisar é a melhor estratégia para o consumidor. Supermercados, varejões e lojas de rua oferecem opções com preços variados. Aproveitar promoções e não ter preferência por uma fruta específica também são dicas importantes para economizar. A pesquisa de preços é fundamental para evitar prejuízos.
Em resumo, as frutas tropicais estão mais acessíveis neste momento, mas a proximidade das festas de fim de ano deve causar uma elevação nos preços. A pesquisa prévia e a flexibilidade na escolha das frutas são essenciais para o consumidor.



