Programa oferece vagas gratuitas em cursos de ensino superior; inscrições pelo site: acessounico.mec.gov.br/prouni
Começam hoje as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. A repórter Viviane, direto de Brasília, detalha o programa para nossos ouvintes.
Quem pode participar e como funciona a seleção
O ProUni oferece bolsas de estudo em universidades particulares. Para participar, o candidato não pode ter diploma de nível superior. A seleção é feita com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) das duas últimas edições. Existem dois tipos de bolsa: integral ou de 50%. Para bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para bolsas de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos.
Vagas disponíveis e prazos importantes
Há vagas em diversas cidades, com diferentes números de cursos disponíveis: Ribeirão Preto (125 cursos), Franca (99 cursos), Barretos (67 cursos), Araraquara (69 cursos), Rio Claro (45 cursos) e São Carlos (43 cursos). As inscrições vão até 01 de fevereiro. O resultado sai dia 06 de fevereiro, e os aprovados têm até o dia 20 do mesmo mês para comprovar os dados econômicos. A segunda chamada será divulgada em 27 de fevereiro. Administração, psicologia e ciências contábeis são os cursos com maior número de bolsas disponíveis. Mais informações podem ser encontradas no site acessuunico.mec.gov.br.
Leia também
Considerações finais
É importante ressaltar que a seleção não garante automaticamente a vaga. Os candidatos precisam comprovar os dados econômicos, e um número mínimo de alunos é necessário para a formação da turma. Caso esse número não seja atingido, a vaga pode ser perdida. Desejamos boa sorte a todos os participantes!



