Edição do programa oferece mais de 211 mil bolsas para 887 instituições privadas de ensino superior, em 370 cursos
O programa Universidade para Todos (Praune) abriu inscrições para a seleção do segundo semestre no estado de São Paulo, Prouni abre inscrições para o 2º, oferecendo 46 mil novas bolsas de estudo em faculdades particulares. Destas, 31 mil são bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e mais de 15 mil são bolsas parciais, com desconto de 50%.
Critérios para participação: Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial, o limite é de até três salários mínimos por pessoa por mês. Professores da rede pública podem participar sem limite de renda, desde que cumpram regras específicas para a seleção.
Perfil dos candidatos e cursos com mais vagas
Podem participar candidatos que tenham feito o Enem 2023 ou 2024, obtendo no mínimo 450 pontos e sem zerar a redação. Não são aceitos participantes que fizeram o Enem como treineiros. Também podem concorrer pessoas com deficiência e professores de escola pública que busquem vagas em cursos de licenciatura ou pedagogia para formação em magistério da educação básica.
Os cursos com maior número de vagas são administração, pedagogia e análise e desenvolvimento de sistemas.
Regras de desempate e inscrição: Em caso de empate nas notas, a preferência é dada a candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública, aqueles que estudaram em colégio privado com bolsa integral, quem cursou parte em escola pública e parte em particular com bolsa integral ou parcial, e quem cursou todo o ensino médio em escola privada.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal acessunico.mec.gov.br até sexta-feira. O resultado da primeira chamada será divulgado em 7 de julho e o da segunda em 28 de julho. Candidatos não selecionados podem entrar na lista de espera, devendo manifestar interesse no site nos dias 18 e 19 de agosto.
Informações adicionais
O programa Praune completa 20 anos em 2025 e já beneficiou quase 1 milhão de estudantes no estado de São Paulo, permitindo o acesso ao ensino superior em instituições particulares.



