Eleição fora de época ocorre porque a Justiça Eleitoral cassou os registros de candidatura do ex-prefeito e vice
Três cidades do estado terão eleições suplementares para prefeito amanhã. Uma delas é Guaira, na nossa região, onde concorrem Antônio Manuel da Silva Júnior (MDB), Edivaldo Donizete Moraes (PSDB) e Claudio Armani (PMN).
Eleições Suplementares em Guaira
A eleição fora de época se deve à cassação do registro de candidatura do prefeito Zé Duarte (PSDB) e do vice, Renato César Moreira (Cidadania). Eleitos com 58,95% dos votos em outubro de 2020, foram afastados do cargo em decorrência da operação ‘Golpe Baixo’ em dezembro do mesmo ano e não puderam ser empossados. O vice-prefeito chegou a ser preso, e em atrássto de 2023, ambos foram denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa.
Razões para a Nova Eleição
Embora a operação ‘Golpe Baixo’ tenha levado ao afastamento dos candidatos, as novas eleições não estão diretamente ligadas a ela, mas sim à cassação da candidatura por propaganda eleitoral antecipada. A acusação é de que criaram um site de notícias para divulgar ações de seu primeiro mandato (2017-2020).
Leia também
Eleições em 3 de Outubro
Neste domingo, 3 de outubro, os eleitores de Guaira escolherão seu novo prefeito e vice-prefeito. A disputa promete ser acirrada entre os três candidatos, cada um com suas propostas e estratégias para conquistar o voto da população.



