Expectativa é de mais aumento nos próximos meses; analista econômico Diego Galli explica fatores que acabam interferindo
O frio chegou e com ele, a vontade de consumir alimentos quentinhos como sopas e massas. Porém, uma notícia ruim para os consumidores: o preço dos produtos à base de trigo, como o macarrão, disparou nos supermercados.
Preços Salgados no Supermercado
A guerra na Ucrânia impactou diretamente no preço da farinha de trigo, encarecendo as massas. A situação preocupa, pois a expectativa é de novos aumentos nos próximos meses. Os consumidores relatam dificuldades em encontrar produtos com preços acessíveis, mesmo itens básicos como bolachas. A sensação geral é de que o dinheiro está valendo cada vez menos no supermercado.
Fatores que Impulsionam os Aumentos
Segundo Antônio, gerente de um supermercado em Ribeirão Preto, o aumento de preços em relação ao ano passado está na casa dos 10%, mas a tendência é de que os valores subam ainda mais. Os pastifícios ainda não repassaram integralmente o aumento de custos, o que deve acontecer nos próximos dias, agravado pela dificuldade de reabastecimento. O analista econômico Diego Gali destaca que fatores internacionais, como a menor disponibilidade de trigo, e a pressão inflacionária, inclusive dos combustíveis, contribuem para a alta dos preços.
Leia também
Pesquisa de Preços e Perspectivas
A recomendação para os consumidores é a velha conhecida pesquisa de preços, buscando ofertas em supermercados que trabalham com estoques antigos. No entanto, mesmo com promoções, a gerente alerta que os preços mais baixos não devem se manter por muito tempo. A situação exige planejamento e cautela por parte dos consumidores, diante da perspectiva de contínuo aumento nos preços dos alimentos.



