Padastro do menino Joaquim estava foragido na Espanha desde setembro de 2016
Guilherme Longo, acusado de matar o menino Joaquim, chegou ao Brasil no sábado após nove meses preso na Espanha. A expectativa é que o julgamento ocorra ainda este ano.
Prisão e Fuga
Longo estava foragido desde setembro de 2016. Após um período preso em Emembert, foi solto pela justiça e fugiu para Barcelona usando passaporte falso. Para o promotor Marco Stúlio Nicolino, o Ministério Público possui provas suficientes para a condenação.
Defesa e Julgamento
O advogado de defesa, Antônio Carlos Oliveira, afirma que a fuga prejudica um novo pedido de habeas corpus e que irá se reunir com Longo ainda esta semana para discutir a estratégia de defesa. O promotor acredita que o julgamento, possivelmente por júri popular, ocorra até o final do ano ou início de 2024. Longo alegou sequestro à justiça espanhola e pediu para ser julgado em Barcelona, temendo imparcialidade no Brasil.
Leia também
Outras Partes Envolvidas
O advogado que representa o pai biológico de Joaquim, Alexandre Durante, e a mãe da criança, Natália Ponte (também denunciada e solta por liminar), acreditam na condenação de Longo e Ponte. Natália Ponte nega participação no crime. O caso segue em andamento, com a expectativa de um desfecho judicial em breve.



