Voluntários devem ter sido curados da Covid-19; Objetivo é ajudar no tratamento de casos graves da doença
O Hemocentro de Ribeirão Preto busca voluntários recuperados da Covid-19 para doar plasma sanguíneo, rico em anticorpos, em estudo sobre tratamento de casos graves da doença.
Doação de Plasma: Uma Ajuda Essencial
A transfusão de plasma de pacientes recuperados transfere imunidade para indivíduos com Covid-19 grave, auxiliando na recuperação. O hematologista Gil Cunha de Santos explica que a pesquisa investiga a eficácia desse método no tratamento da doença.
Processo de Doação e Segurança
Para doar, é necessário estar recuperado da Covid-19 há pelo menos 15 dias. A doação de plasma, feita por aférese, leva cerca de 40 a 60 minutos, diferentemente da doação sanguínea convencional (15 minutos). O processo é seguro e permite doações mais frequentes (até quatro vezes em dois meses).
Leia também
Estudo e Participação
Iniciado em abril, o estudo já incluiu 40 pacientes, com meta de alcançar 120 até outubro. Candidatos devem ter entre 18 e 60 anos, veias de fácil acesso nos braços e entrar em contato pelo telefone 0800 979 60 49 ou e-mail [email protected]. A doação é segura e representa uma importante contribuição para a pesquisa.