Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Temporais no interior de São Paulo e no litoral paulista resultaram em fatalidades e feridos devido a descargas elétricas. Os incidentes servem de alerta para os perigos de se expor a céu aberto durante tempestades.
Tragédia em Barrinha: Pescador Morre Atingido por Raio
Em Barrinha, Alvino Rocha Carvalho, de 37 anos, perdeu a vida enquanto pescava com um amigo no Rio Modigo Açua. Surpreendidos por um temporal, eles buscaram abrigo sob árvores, quando um raio atingiu Alvino, causando sua morte imediata. O amigo, Marcio Luiz Venâncio, foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde se recupera. Zildenir do Nascimento Gomes, eletricista e primo de Marcio, relatou à CBN que a bota com sola de borracha pode ter contribuído para a proteção de seu familiar.
Litoral Paulista: Pescador é Vítima de Descarga Elétrica no Guarujá
No litoral, Daniel Francisco dos Santos, de 35 anos, também foi vítima fatal de um raio. O incidente ocorreu na Praia Santa Cruz dos Navegantes, no Guarujá, enquanto Daniel retirava seu barco de alumínio do mar. Apesar de ter sido levado ao pronto socorro, ele não resistiu.
Leia também
Orientações de Segurança em Tempestades
Especialistas da CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) e do ELAT/INPE (Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) alertam para os riscos de permanecer em áreas abertas durante tempestades. O corpo humano, em locais descampados, torna-se o ponto mais alto e, consequentemente, um alvo para raios. A recomendação é buscar abrigo seguro e evitar árvores e torres, que também atraem descargas elétricas. Em caso de impossibilidade de encontrar abrigo, a orientação é agachar-se, minimizando a altura. Outras medidas incluem desligar aparelhos eletrônicos da tomada e evitar o uso de telefones com fio, além de manter distância de materiais metálicos.
O Brasil é um dos países com maior incidência de raios no mundo. Em 2014, 98 pessoas morreram devido a raios no país. A prevenção e a informação são as melhores ferramentas para evitar novas tragédias.



