Gerente de RH afirma que já contratou 38 funcionários e ainda tem vagas disponíveis
A economia brasileira mostra sinais de recuperação após o período crítico da pandemia de Covid-19. Com a flexibilização das medidas de restrição e a retomada do comércio, diversas indústrias estão recontratando funcionários, gerando um impacto positivo no mercado de trabalho.
Retomada da contratação em Ribeirão Preto
Em Ribeirão Preto, a situação reflete a tendência nacional. Uma empresa local, por exemplo, já contratou 38 pessoas em setembro e possui mais de 70 vagas abertas, entre temporárias e efetivas. Para Roberta Gomes, gerente de recursos humanos da empresa, a retomada das vendas a partir de setembro impulsionou a necessidade de contratações, criando um momento importante para os novos funcionários recuperarem o tempo perdido durante a crise.
Impacto nas indústrias e setores de serviços
O setor industrial foi um dos mais afetados pela pandemia, com muitas empresas sendo obrigadas a demitir funcionários. No entanto, a recuperação tem sido significativa. As contratações temporárias em atrássto dispararam quase 90% em comparação ao mesmo período do ano passado, somando quase 198 mil trabalhadores em todo o país. O setor industrial liderou as contratações, seguido pelos setores de serviços e comércio. Uma fábrica de balões na região, que chegou a demitir 120 funcionários no início da pandemia, já recontratou 140, superando o número de empregados de antes da crise.
Leia também
Otimismo e perspectivas futuras
A recuperação do mercado de trabalho tem trazido alívio para muitos brasileiros que foram demitidos ou tiveram suas jornadas reduzidas durante a pandemia. A experiência de trabalhadores como Marcelo Cândido, inspeitor de qualidade que retornou ao mercado de trabalho, e Patrick Vieira, supervisor de produção, exemplifica a esperança gerada pela retomada. As estimativas apontam para a contratação de quase 2 milhões de trabalhadores temporários até o final do ano no Brasil, indicando um cenário positivo para o mercado de trabalho nos próximos meses.



