Em Rio Claro, região de São Carlos, uma jovem de 22 anos morreu por complicações da doença
A campanha de vacinação contra a gripe está chegando ao fim, e a Secretaria de Saúde de São Carlos reforça a importância da imunização após a morte de um jovem de 22 anos vítima da doença. O paciente estava internado desde o fim de maio e a identidade não foi divulgada.
Casos e óbitos por gripe
Segundo dados da Fundação Municipal da Saúde, o rapaz era morador de Rio Claro e faleceu nesta terça-feira. O último boletim aponta que 99 brasileiros já morreram por gripe em 2019, sendo o vírus A (H1N1) o mais recorrente e letal. A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: A, B e C.
Campanha de Vacinação
A campanha de vacinação, inicialmente direcionada a grupos prioritários, foi estendida à população em geral. Um novo lote de doses foi recebido pela Secretaria de Saúde na segunda-feira, mas ainda não há informações sobre prorrogação da campanha após o dia 14 de junho. A cobertura vacinal do público-alvo está em 77%, abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O médico infectologista Fernando Crivelente Vilar destaca a importância da vacinação, principalmente para grupos de risco.
Leia também
Alerta para grupos de risco
Apesar da vacinação ter sido ampliada, a preocupação permanece com a população de risco, que apresenta maior gravidade em casos de gripe. A vacina continua disponível nos postos de saúde, pelo menos até sexta-feira em Rio Claro. A Secretaria de Saúde reforça o apelo para que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram procurem os postos de saúde o mais breve possível.


