CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Inpe alerta para verão com mais incidência de raios no Brasil

O problema é motivado pelos efeitos do El Niño; região sudeste deve ter aumento entre 20 a 30%
raios no Brasil
O problema é motivado pelos efeitos do El Niño; região sudeste deve ter aumento entre 20 a 30%

O problema é motivado pelos efeitos do El Niño; região sudeste deve ter aumento entre 20 a 30%

O verão brasileiro é marcado por calor intenso e tempestades com chuva, vento forte e raios. Um estudo recente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) alerta para o aumento da incidência de raios na temporada 2018-2019, especialmente no Sudeste, com previsão de crescimento entre 20% e 30%, chegando a 50% em algumas regiões.

Monitoramento de Raios

O INPE monitora raios desde 1998 por meio de sensores que detectam a radiação eletromagnética. Isso permite determinar a localização, quantidade, intensidade e tipo de descargas atmosféricas. Em cidades como São Carlos, foram registrados 2960 raios entre setembro e dezembro de 2018, contra 1380 no mesmo período de 2017. Ribeirão Preto também registrou um aumento significativo, de 300 para 915 raios.

Impacto e Prejuízos

O aumento de raios causa danos significativos. No bairro Presidente Dutra, em Ribeirão Preto, uma tempestade danificou diversos equipamentos eletrônicos em residências, mesmo em locais próximos a para-raios. Aposentados relataram prejuízos com televisores e portões eletrônicos queimados, gerando custos de reparo elevados. Embora os para-raios sejam importantes, eles não garantem proteção total contra a intensidade de descargas atmosféricas, podendo haver sobrecargas que afetam residências próximas.

Direitos do Consumidor

A CPFL, responsável pela distribuição de energia, aceita indenizações apenas em casos comprovadamente relacionados a deficiências no sistema elétrico. O prazo para registro é de 90 dias, com o ressarcimento ocorrendo em até 20 dias após a comprovação da responsabilidade. No entanto, segundo advogados, os consumidores que sofreram danos por raios têm direito à indenização, pois a concessionária é obrigada a prever e evitar oscilações na energia. A OAB orienta os consumidores a procurar seus direitos caso equipamentos sejam danificados por descargas elétricas, lembrando que a CPFL tem 10 dias para responder à reclamação e que outras vias de recurso estão disponíveis caso a indenização não seja concedida.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.