CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Instituto Federal de Barretos pode entrar em greve nesta quarta

Campus está ocupado por alunos que interromperam as aulas e por estudantes que exigem atividades
greve professores Barretos
Campus está ocupado por alunos que interromperam as aulas e por estudantes que exigem atividades

Campus está ocupado por alunos que interromperam as aulas e por estudantes que exigem atividades

Cerca de mil alunos do Instituto Federal de Barretos, entre os cursos técnico, integrado e superior, são afetados por uma ocupação estudantil em protesto contra a PEC 241. A proposta, que prevê o congelamento de gastos públicos até 2030, tem gerado grande mobilização entre os estudantes.

Ocupação e Divisão

A ocupação, iniciada na sexta-feira anterior à publicação desta reportagem, é protagonizada principalmente por alunos do ensino integral. Os portões do campus permanecem fechados durante a manhã e a tarde, mas os alunos dos cursos técnicos e superiores que não apoiam a manifestação têm aulas normalmente à noite. Essa divisão interna gera tensões no grupo. Enquanto alguns defendem a paralisação como forma de protesto contra o desinvestimento na educação, outros acreditam em alternativas que não prejudiquem as atividades acadêmicas.

Assembleias e Atividades

Uma assembleia com alunos do ensino integral resultou em 54% dos votos pela continuação do protesto. Durante o dia, são realizadas atividades e palestras dentro da unidade. À noite, em acordo com alunos do ensino superior, as aulas são mantidas. Itelu Rodrigues, representante dos estudantes, destaca a importância de aproximar os alunos do ensino superior da ocupação, desmistificando a ideia de que se trata apenas de uma ação de lazer ou desordem.

Aderência à Greve e Situação Precedente

Está prevista uma nova assembleia com os servidores do campus para decidir sobre a adesão à greve. Os estudantes buscam o apoio dos professores na mobilização. Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o Instituto Federal de Barretos é ocupado. Em atrássto, cerca de 400 alunos realizaram protesto semelhante, bloqueando o acesso ao campus.

A situação demonstra a preocupação dos estudantes com o futuro da educação pública no Brasil e a busca por diferentes formas de manifestar sua discordância com a PEC 241. A divergência de opiniões entre os próprios alunos, no entanto, evidencia a complexidade do debate e a necessidade de diálogo para encontrar soluções que atendam a todos os envolvidos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.