CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPEM encontra produtos de verão com irregularidades

Delegado Regional Luiz Eduardo Galdeano falou à CBN Ribeirão
produtos de verão
Delegado Regional Luiz Eduardo Galdeano falou à CBN Ribeirão

Delegado Regional Luiz Eduardo Galdeano falou à CBN Ribeirão

O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) divulgou os resultados da Operação Verão, realizada em todo o estado de São Paulo, revelando que 13,73% dos produtos mais consumidos durante a estação apresentaram algum tipo de irregularidade. A operação, que visa proteger o consumidor, analisou diversos itens populares no período.

Principais Irregularidades Encontradas

Durante a operação, foram coletados 51 produtos em todo o estado, com 10 amostras provenientes de Ribeirão Preto. Em Ribeirão Preto, um sorvete apresentou um volume de produto inferior ao indicado na embalagem, com um erro percentual de 3%. Em todo o estado, foram identificadas irregularidades em marcas de sorvete, refrigerantes, guardanapos e açaí, onde a quantidade real do produto não correspondia à informação presente na embalagem.

Como o Consumidor Pode Se Prevenir

Luiz Eduardo Galdiano, superintendente do Ipem, reconhece a dificuldade do consumidor em identificar a falta de produto. Ele aconselha que, em caso de dúvida, o consumidor denuncie ao Ipem para que a fiscalização possa verificar a procedência da reclamação. O Ipem se compromete a atender as denúncias com agilidade, informando o denunciante sobre o resultado da análise o mais rápido possível.

Ações do Ipem e Penalidades

As empresas com produtos irregulares são autuadas e têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa ao Ipem. As multas podem variar de R$640 a R$30.000, dobrando em caso de reincidência. A punição recai sobre o fabricante, que é obrigado a repor as amostras retiradas dos estabelecimentos. O Ipem realiza coletas aleatórias para perícia em seu laboratório, garantindo a imparcialidade da fiscalização.

Para reclamações ou dúvidas, o Ipem disponibiliza o telefone 0800 013 05 22, em horário comercial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o e-mail [email protected].

A iniciativa do Ipem demonstra o compromisso com a defesa do consumidor, garantindo que os produtos comercializados estejam em conformidade com as normas e regulamentos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.