CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justiça Eleitoral começa a realizar cadastro biométrico em SP

Na região de Ribeirão Preto, 15 cidades estão com o serviço em Cartórios Eleitorais
cadastro biométrico
Na região de Ribeirão Preto, 15 cidades estão com o serviço em Cartórios Eleitorais

Na região de Ribeirão Preto, 15 cidades estão com o serviço em Cartórios Eleitorais

Quinze cidades da região estão na lista da Justiça Eleitoral para o cadastramento biométrico obrigatório. Entre elas estão Monte Azul Paulista, Lista, Pedregulho, Guará, Jeriquara, Santo Antônio da Alegria, Santa Rita do Passa Quatro, entre outras (lista completa disponível em trre.usp.juice.br).

Cadastro Biométrico: O que é e por que é importante?

O cadastramento biométrico consiste na coleta das impressões digitais e assinatura digital, além de uma foto, para atualização dos dados eleitorais. É obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos nas cidades convocadas. A falta de cadastramento impede o voto nas próximas eleições e pode levar ao cancelamento do título, documento necessário para emissão de passaporte, CPF e matrículas em universidades públicas, entre outros serviços.

Como funciona o procedimento?

Segundo Eduardo Itiro, chefe de cartório, o processo inicia-se com a revisão dos dados cadastrais, seguida da coleta da assinatura digital, das digitais dos dez dedos e, por fim, de uma foto digital. O atendimento nos cartórios eleitorais é feito exclusivamente por agendamento (site do TRE-SP), enquanto nos postos do Poupatempo o atendimento é por ordem de chegada.

Prazo e locais de atendimento

O cadastramento biométrico é obrigatório para eleitores entre 18 e 70 anos. Para menores de 18 anos, o cadastramento é facultativo, e menores de 16 anos não podem tirar o título. A biometria é opcional em todos os cartórios eleitorais do estado desde outubro de 2015. Na região, o Poupatempo de Franca oferece atendimento específico. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 148.

Mais de 6,5 milhões de paulistas já possuem a identificação biométrica, e eleitores de 15 cidades da região já estão com suas digitais registradas. A regularização é fundamental para garantir o direito ao voto e acesso a diversos serviços.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.