Quase 90% dos candidatos se inscreveram para o cargo geral de técnico bancário novo; concorrência é de 536 candidatos/ vaga
Mais de 1,2 milhão de candidatos estão inscritos no concurso da Caixa Econômica Federal, cuja prova está prevista para 26 de maio. O levantamento do edital mostra forte concentração de inscritos em duas carreiras de nível médio com jornada de 30 horas semanais.
Número de inscritos e concorrência
Do total de inscritos, 89%, ou cerca de 1.072.000 candidatos, vão disputar o cargo de técnico bancário, que oferece 2.000 vagas. A relação candidato/vaga chega a aproximadamente 536 concorrentes por vaga, índice superior ao de muitos processos seletivos do ensino superior. Para a modalidade de técnico bancário voltada à área de tecnologia da informação (TI) também há 2.000 vagas, mas com um universo bem menor de inscritos: cerca de 117.000 pessoas.
Cargos, remuneração e atribuições
Ambas as carreiras são de nível médio e têm remuneração inicial de R$ 3.762,00, em regime de 6 horas diárias. Segundo o edital, as atribuições incluem a execução de atividades bancárias como comercialização de produtos e serviços, atendimento ao cliente, realização de negócios e atividades administrativas, além da responsabilidade pelo sigilo das informações a que o servidor tem acesso. O cargo de técnico bancário com foco em TI exige conhecimentos mais específicos para a prova e oferta vagas em menos localidades, o que explica parte da menor concorrência por essa opção.
Leia também
Distribuição de vagas por polos na região
Os candidatos escolhem, no ato da inscrição, o polo de trabalho — e não uma cidade específica — para concorrer às vagas. Na região, as oportunidades vinculadas ao polo de Ribeirão Preto serão distribuídas entre diversas cidades, como Altinópolis, Barrinha, Batatais, Cravinhos, Cajuru, Franca, Guará, Guariba, Igarapava, Jardinópolis, Jaboticabal, Luiz Antônio, Miguelópolis, Mococa, Morro Agudo, Orlândia, Pedregulho, Pitangueiras, Pradópolis, Pontal, Sales Oliveira, Santa Rosa, São Joaquim da Barra, São Simão, Serrana e Sertãozinho.
A concorrência em nível nacional e a presença massiva de inscritos na região indicam que o certame deve atrair um grande contingente de candidatos locais no dia da prova.



