Além da multa, os riscos de acidente aumentam consideravelmente, segundo gerente da Entrevias, Jorge Baracho
Aumento significativo de panes secas
O número de veículos que ficaram sem combustível nas rodovias da região aumentou consideravelmente. Em 2020, foram registrados mais de 2.600 atendimentos desse tipo, sendo que apenas em dezembro, esse número ultrapassou 270. A maior parte dos casos (73%) ocorreu na região de Ribeirão Preto, com destaque para a Avenida Banderantes e os anéis viário e norte da cidade.
Riscos e multas
Parar por falta de combustível representa um risco significativo para o motorista e para outros veículos na rodovia. Além do perigo de acidentes, essa infração está prevista no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), acarretando multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira de habilitação.
Dicas para evitar panes secas
Para evitar problemas, o gerente de operações Jorge Baracho recomenda planejamento: antes de viajar, certifique-se de que há combustível suficiente para o trajeto. Caso o combustível esteja acabando, evite acelerações bruscas, desligue o ar-condicionado e dirija em velocidade constante para economizar. Manter o veículo em dia, com revisão periódica, também ajuda a evitar imprevistos. Se o veículo parar, entre em contato com o serviço de atendimento 0800-33333. É importante ressaltar que postos de gasolina não são locais seguros para paradas prolongadas; utilize-os apenas em situações de extrema necessidade.
Leia também
O planejamento prévio e a atenção aos níveis de combustível são fundamentais para garantir uma viagem segura e evitar transtornos. A prevenção é sempre a melhor solução.



