Luiz Gustavo Porto conversou com a CBN Ribeirão
Um grupo de quase 100 pessoas de Ribeirão Preto viajou para São Paulo para participar dos protestos contra o aumento da passagem de ônibus e outras pautas relacionadas à democracia e à participação popular nas decisões de políticas públicas. O grupo, Manifestantes de Ribeirão Preto vão a São Paulo para participar de protestos, denominado “Manifestantes de Ribeirão Preto vão a”, foi formado por 46 pessoas que seguiram em um ônibus e cerca de 45 em três vans da Universidade de São Paulo (USP).
Durante o trajeto, os manifestantes levaram cartazes com mensagens que reforçam a não violência e criticam a repressão policial aos protestos. Por precaução, o grupo optou por não levar vinagre, substância usada para conter os efeitos do gás lacrimogêneo, devido a relatos de prisões por portar o produto. Caso seja necessário, a intenção é comprar vinagre durante o percurso.
Organização local e programação: Em Ribeirão Preto, está marcada para terça-feira uma reunião na Praça 15 para definir o roteiro e a programação da manifestação prevista para quinta-feira. A concentração ocorrerá na Praça 15, em frente ao P2, e o trajeto será decidido coletivamente pelos participantes. A manifestação tem início previsto para as 17h e pode causar interdições no centro da cidade.
Leia também
Articulação e participação popular: Segundo Luiz Gustavo Porto, um dos manifestantes, a articulação para os protestos ocorre tanto por fóruns abertos na internet quanto por encontros presenciais em espaços públicos, como praças, com o objetivo de garantir ampla participação da população. A estratégia busca envolver diferentes setores da comunidade para fortalecer o movimento.
Posição sobre atos de vandalismo
Luiz Gustavo afirmou ser pessoalmente contra a destruição de patrimônios públicos e privados, mas reconhece que, historicamente, conflitos e atos de violência fazem parte dos processos de conquista de direitos. Ele ressaltou que o objetivo dos protestos não é causar danos, mas que situações de violência podem ocorrer em grandes grupos, influenciando o comportamento geral da manifestação.
Informações adicionais
O movimento em Ribeirão Preto integra uma mobilização nacional e internacional que vai além do aumento da passagem, buscando discutir questões mais amplas relacionadas à democracia e à participação popular. A organização local segue com reuniões para definir estratégias e garantir a participação da comunidade nas manifestações.



