Bloqueio fica entre as ruas Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco e é para a continuação da obra de troca de galerias
Uma nova interdição foi iniciada na rua Marcôndes Salgado, Marcondes Salgado tem nova interdição nesta quarta-feira (24) em Ribeirão Preto, no centro de Ribeirão Preto, entre as ruas Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco, para dar continuidade às obras de troca de galerias pluviais. O serviço integra o projeto de revitalização da Avenida Nova de Julho, que inclui reforço do solo, substituição das galerias e recolocação dos paralelepípedos no local, considerado cartão postal e patrimônio tombado da cidade.
Paralelamente, na região acima da rua Francisco Junqueira, estão sendo substituídas as tubulações de concreto que conectam as bocas de lobo e escoam a água da chuva. A nova etapa das obras na Marcôndes Salgado teve início às 9 horas da manhã desta quarta-feira.
Interdições e impacto no trânsito: Além da Marcôndes Salgado, a rua São José também está interditada desde a avenida Francisco Junqueira até a Duque de Caxias, com bloqueio total e sem passagem para quem trafega pela Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco. Com a nova interdição na Marcôndes Salgado, motoristas que vêm da Mariana Junqueira e passam pela Cerqueira César não conseguem seguir adiante e são obrigados a retornar na contramão, pois não há rotas alternativas sinalizadas.
Leia também
O mesmo ocorre com quem desce a Marcôndes Salgado pela Duque de Caxias, ficando sem opções de trajeto. A sinalização no local é considerada precária, limitada a cones que isolam a obra e placas indicando acesso local para residências e comércios, sem orientações claras para os motoristas sobre desvios ou procedimentos seguros.
Falta de orientação e riscos: Durante a cobertura da situação, não foram observadas equipes da RPMOB, empresa responsável pela gestão do trânsito em Ribeirão Preto, no local para orientar os motoristas. A ausência de agentes e de sinalização adequada tem causado confusão e risco de acidentes, já que o único caminho para alguns condutores é retornar na contramão.
Especialistas e autoridades locais recomendam que, para evitar transtornos, os motoristas que trafegam na região da obra na Marcôndes Salgado e Mariana Junqueira, especialmente na esquina da Cerqueira César, devem virar à direita para seguir pela Cerqueira César, evitando a área interditada.
Duração das obras e outras interdições
As intervenções na Marcôndes Salgado têm previsão de duração de 20 dias. Antes desta etapa, a via já possuía um quarteirão interditado entre a Visconde do Rio Branco e a avenida Francisco Junqueira. A rua São José permanece com três quarteirões bloqueados entre a Duque de Caxias e a Francisco Junqueira.
Na Avenida Nova de Julho, também houve nova interdição no trecho entre as ruas Tibirissá e Visconde de Inhaúma, afetando o trajeto de motoristas que saem da avenida Santa Luzia em direção à Barão do Amazonas e ao centro da cidade. Essa é a última parte da obra na região da avenida Santa Luzia que ainda precisava ser executada.
Após a conclusão desta fase, prevista para o próximo ano, as intervenções seguirão no sentido oposto, em direção à avenida Independência. Enquanto isso, o desvio recomendado para os motoristas na região da Nova de Julho é pela rua João Penteado, que deve apresentar trânsito intenso nos horários de pico, especialmente durante o almoço, fim de tarde e início da noite.
Entenda melhor
- As obras fazem parte da revitalização da Avenida Nova de Julho, que inclui reforço do solo, troca de galerias pluviais e recuperação do calçamento.
- As interdições atuais afetam as ruas Marcôndes Salgado, São José, Mariana Junqueira, Visconde do Rio Branco, e trechos da Avenida Nova de Julho.
- A sinalização nas áreas interditadas é considerada insuficiente, com falta de orientações claras e ausência de agentes de trânsito para auxiliar os motoristas.
- Os motoristas são orientados a evitar as ruas Marcôndes Salgado e Mariana Junqueira na região da obra e a utilizar desvios pela Cerqueira César e João Penteado.



