Reserva natural foi parcialmente destruída por diversos incêndios
Finalmente, a recuperação da Mata de Santa Teresa, em Ribeirão Preto, deve sair do papel. De acordo com o governo estadual, a primeira etapa do plantio de espécies nativas na área afetada por incêndios em 2014 está prevista para outubro. Uma segunda etapa de reflorestamento está programada para dezembro.
Recuperação da Mata
Segundo o secretário estadual do meio ambiente, Maurício Bruzadinho, até o fim do ano, boa parte da mata poderá ser recuperada. “A gente acredita que esse plantio já em outubro dá um pontapé inicial para a recuperação da Mata de Santa Teresa”, afirmou.
Incêndio de 2014 e Ações Consequentes
Um incêndio em atrássto de 2014 destruiu 98 hectares da mata, equivalente a 50 campos de futebol. Diversas espécies nativas foram perdidas. Após o incêndio, medidas de prevenção foram tomadas, mas a recuperação da área só atrásra começa a ser efetivamente realizada. A demora nas ações chegou a ser alvo de ação do Ministério Público.
Prevenção e Parcerias
O secretário destacou a importância da parceria com a Polícia Ambiental e os bombeiros para a proteção da estação ecológica. “A operação que estamos criando, em conjunto com a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal, visa combater qualquer possibilidade de novos incêndios”, explicou. A expectativa é que, com as medidas preventivas e o plantio, a área devastada seja recuperada.
Quase metade da área atingida pelo incêndio deve ser recuperada com as etapas de plantio de outubro e dezembro. A informação foi divulgada por Heloísa Zaru, da CBN Ribeirão Preto.



