CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meteorologista explica que a primavera é responsável por ondas de calor

Segundo especialista, picos de temperatura são registrados ano após ano neste mesmo período
ondas de calor
Segundo especialista, picos de temperatura são registrados ano após ano neste mesmo período

Segundo especialista, picos de temperatura são registrados ano após ano neste mesmo período

O calor extremo tem sido o assunto principal nas conversas por toda a região. A sensação térmica está altíssima, levando a Defesa Civil a emitir alertas para diversas cidades. Meteorologistas explicam que, após um inverno quente, a primavera mantém as temperaturas elevadas.

Ondas de Calor Intenso

A situação é tão grave que as pessoas estão deixando de lado outros assuntos, como a pandemia, para discutir o calor recorde. Ontem, alguns termômetros registraram 40 graus em algumas cidades da região, e a previsão é de que o cenário se repita. A sensação térmica nas ruas é ainda maior, impactando principalmente trabalhadores externos, como motoboys de delivery. A infraestrutura urbana, com prédios e construções, agrava o problema, retendo o calor.

Riscos à Saúde e Recomendações

Além das altas temperaturas, a umidade do ar está baixa em várias cidades, como Ribeirão Preto e Barretos. A recomendação é se hidratar constantemente, buscar sombra e usar protetor solar, mesmo em locais sombreados. A meteorologista Maria Clara Sasaki da Somar explica que esse calor é comum nessa época do ano, sendo a primavera o período com as maiores temperaturas máximas registradas. Os picos de calor devem continuar nos próximos dias, com temperaturas acima dos 40 graus. Um possível alívio só deve chegar por volta do dia 10, quando as temperaturas devem cair para a casa dos 30 graus.

As temperaturas atuais variam entre 38 graus em Ribeirão Preto, 39 graus em Ipuã e 40 graus em Barretos, mostrando a gravidade da situação em toda a região. A previsão de alívio, embora distante, traz alguma esperança para os moradores que sofrem com o calor intenso.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.