CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ministério da Justiça lança cartilha sobre atuação de entregadores

Objetivo é mediar conflitos entre motoboys, estabelecimento e clientes, tornando a relação mais harmoniosa
Ministério da Justiça lança cartilha sobre
Objetivo é mediar conflitos entre motoboys, estabelecimento e clientes, tornando a relação mais harmoniosa

Objetivo é mediar conflitos entre motoboys, estabelecimento e clientes, tornando a relação mais harmoniosa

O Ministério da Justiça lança nesta manhã, Ministério da Justiça lança cartilha sobre, em Brasília, uma cartilha de direitos e acesso à justiça voltada para entregadores por aplicativo, clientes e estabelecimentos. O documento foi desenvolvido em parceria com uma plataforma de entregas e a organização de advogadas Black Sisters in Law.

O objetivo da cartilha é promover boas práticas nas relações entre trabalhadores, usuários e empresas, informando sobre os direitos de cada parte envolvida e orientando sobre como acessar o judiciário para garantir esses direitos. A iniciativa surge diante do aumento de conflitos, incluindo casos de preconceito e racismo, entre entregadores e clientes.

Conteúdo da cartilha: O material aborda temas como letramento racial, tipos de discriminação e orienta entregadores sobre como identificar e denunciar situações de racismo no cotidiano. Também traz sugestões para que estabelecimentos criem relações positivas com as equipes e entregadores.

Recomendações para reduzir conflitos

Um dos destaques é o incentivo ao respeito ao ponto de entrega indicado pelo aplicativo, tanto por parte dos motoboys quanto dos consumidores, o que pode diminuir a ocorrência de desentendimentos.

Disponibilidade: A cartilha estará disponível em versão impressa e online, podendo ser consultada no site do Ministério da Justiça (gov.br/mj) logo após o lançamento.

Informações adicionais

Além de orientar entregadores, o material também serve para conscientizar consumidores sobre a importância do respeito e da prevenção ao racismo nas relações envolvendo entregas por aplicativo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.