Conselho Nacional de Imigração quer atrair esses profissionais para o país
O Ministério das Relações Exteriores anunciou uma nova medida para atrair trabalhadores virtuais estrangeiros, os chamados nômades digitais. Mas o que são, exatamente, esses profissionais?
Quem são os nômades digitais?
Nômades digitais são pessoas que trabalham remotamente para empresas estrangeiras, podendo exercer suas atividades de qualquer lugar do mundo. Com a pandemia, o número desses profissionais aumentou significativamente.
Novos vistos para nômades digitais
O Conselho Nacional de Imigração, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, criou um visto específico para atrair nômades digitais ao Brasil. Esse visto é temporário, com duração de um ano, podendo ser renovado por mais um ano. Para obtê-lo, é necessário comprovar o vínculo empregatício com uma empresa estrangeira. O pedido pode ser feito em embaixadas e consulados brasileiros para quem reside fora do país ou pelo site do Portal de Imigração (portal.imigracao.mj.gov.br) para quem já está no Brasil.
Leia também
Benefícios para o Brasil
A iniciativa visa impulsionar o turismo e a economia brasileira, uma vez que esses profissionais, embora recebam salários de empresas estrangeiras, gastam seu dinheiro no país onde residem. A flexibilidade do trabalho remoto, intensificada pela pandemia, contribui para essa tendência, oferecendo benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas, com maior liberdade e flexibilidade de horários.



