Tangerina é a que teve mais aumento, de 45%, nos últimos 12 meses; a maçã vem logo atrás com 6% no mesmo período
Clima e Preços das Frutas
A estiagem prolongada tem afetado significativamente o preço das frutas no Brasil. Algumas frutas estão mais em conta, enquanto outras apresentam preços elevados devido às condições climáticas adversas.
Impacto da Estiagem
De acordo com o índice C.a. Jespe, em 12 meses, o preço da maçã aumentou pouco mais de 6%. A mexerica (tangerina poncã) registrou o maior aumento, com 45% no mesmo período. O morango teve um pequeno reajuste de 0,2%, enquanto a uva apresentou queda de 0,29%.
Leia também
Fatores que Encarecem as Frutas
A economista Vanessa Guzzi destaca a sensibilidade das frutas às mudanças climáticas. No caso da tangerina, o excesso de chuvas prejudicou a absorção de adubo, resultando em frutos menores. A doença de greening, que afeta a citricultura, também impactou fortemente a produção, reduzindo a oferta e elevando os preços. A região produtora de maçã, principal do país, também sofreu com chuvas excessivas, comprometendo a produção e afetando o preço final para o consumidor.
Para manter uma alimentação saudável sem abrir mão das frutas, a economista recomenda buscar promoções, pesquisar preços em diferentes estabelecimentos e aproveitar ofertas, como os dias de promoção de frutas em supermercados. A substituição de frutas mais caras por outras da estação também é uma alternativa.



