Safra deve encerrar o ano com números abaixo do esperado; expectativa era de até 350 mil tons, mas não deve passar de 300 mil
Safra de Trigo Paulista Abaixo do Esperado em 2024
As mudanças climáticas de 2024 impactaram significativamente a produção de trigo em São Paulo. A expectativa inicial era colher entre 320 mil e 350 mil toneladas, mas a safra 2023-2024 deve ficar abaixo de 300 mil toneladas, segundo Nelson Montanha, presidente da Câmara Setorial do Trigo. Essa queda é atribuída aos efeitos climáticos e ao incentivo a outras culturas.
Mercado Interno e Exportação
Apesar da baixa produção, as empresas paulistas compraram cerca de 586 mil toneladas de trigo entre setembro de 2023 e atrássto de 2024, um aumento de 27,9% em relação ao período anterior. No entanto, as exportações foram prejudicadas pelas condições climáticas favoráveis nos EUA e na Rússia, a retomada das exportações pelo Mar Negro e a entrada da safra argentina no mercado internacional. A demanda asiática por trigo, por outro lado, pode favorecer as exportações brasileiras, diante do menor estoque global.
Perspectivas para 2025
As expectativas para a safra de 2025 são positivas. Com a previsão de uma grande safra e estoque elevado na Argentina, espera-se uma pressão sobre os preços, o que pode levar a uma queda no mercado.
Leia também
O setor acompanha atentamente os fatores climáticos e as oscilações do mercado internacional para melhor planejar as próximas safras e garantir a segurança alimentar.