Uma mulher de 24 anos é investigada pela Polícia Civil após publicar um vídeo com falas racistas nas redes sociais durante a Festa do Peão de Guaíra, iniciada na última quinta-feira (14). A investigada foi identificada como Thaile Rodrigues Pereira Fortunato.
O conteúdo foi publicado nos stories do Instagram para uma lista restrita de “melhores amigos”, mas acabou sendo compartilhado e viralizou em poucas horas. Nas imagens, Thaile faz ofensas direcionadas a uma segurança do evento, utilizando expressões discriminatórias.
Investigação
Segundo o boletim de ocorrência, os vídeos circularam amplamente em redes sociais e aplicativos de mensagens, causando indignação entre internautas e frequentadores do evento.
A Polícia Civil investiga os crimes de racismo e injúria racial. De acordo com o delegado Rafael Domingos, responsável pelo caso, a investigada pode responder por crime previsto na Lei de Preconceito Racial, com agravante pelo uso da internet.
O delegado explicou ainda que o crime de racismo independe de uma vítima específica, já que envolve ataques a uma coletividade, enquanto a injúria racial depende da identificação direta da vítima.
Vítima identificada
A vítima mencionada no vídeo já foi identificada e prestou depoimento à polícia. Segundo a investigação, a segurança teria sido alvo das ofensas durante o primeiro dia da festa.
O delegado afirmou que, com a identificação da vítima, a investigada poderá responder também pelo crime de injúria racial.
Pedido de desculpas
Após a repercussão do caso, Thaile publicou um novo vídeo nas redes sociais pedindo desculpas pelas declarações e afirmando que falou “na hora da raiva”.
Ela também afirmou que gostaria que fossem divulgadas imagens do que teria ocorrido antes da gravação e disse que não tem intenção racista.
A organização da Festa do Peão de Guaíra informou que Thaile não trabalha no evento e declarou que tomou as providências necessárias após tomar conhecimento do caso.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa da investigada.



