CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Municípios paulistas voltam a receber lotes de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 11 anos

Cidades estavam desabastecidas desde o final do ano; ideia é intensificar a imunização e as aplicações de reforço
vacina covid-19 crianças
Cidades estavam desabastecidas desde o final do ano; ideia é intensificar a imunização e as aplicações de reforço

Cidades estavam desabastecidas desde o final do ano; ideia é intensificar a imunização e as aplicações de reforço

Cidades da região de Ribeirão Preto retomam vacinação contra Covid-19 em crianças

Vacinação em diferentes cidades

A vacinação contra a Covid-19 em crianças de seis meses a 11 anos foi retomada em diversas cidades da região de Ribeirão Preto. Em Serrana, a vacinação começou com crianças com comorbidades, com a expectativa de imunizar crianças sem comorbidades em breve com a chegada de novos lotes. Certãozinho recebeu 4 mil doses e deve anunciar o esquema de vacinação em breve. Franca já normalizou a aplicação das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica em suas UBSs, após um período de escassez. Barretos vacinou 78 crianças com a primeira dose e 49 com a segunda desde o início da campanha em 22 de novembro. Ribeirão Preto iniciou a vacinação em crianças de seis meses a três anos com comorbidades em 21 de novembro e, devido à demanda, estendeu a imunização para crianças sem comorbidades, aguardando novas doses.

Esforços do Estado e desafios na distribuição

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo recebeu doses das vacinas Pfizer Baby e Pfizer Pediátrica e iniciou a distribuição para as cidades. A distribuição, que começou na segunda-feira, enfrentou atrasos devido ao desabastecimento no final do ano. A diretora de vigilância epidemiológica, Tatiana Lang, explicou que a demora se deveu à liberação pelo órgão regulador (IMQS) e ao contrato entre o Ministério da Saúde e a Pfizer. O Ministério da Saúde anunciou o envio de 9 milhões de doses da Pfizer Baby para todo o país, com 3 milhões já encaminhados e 1 milhão destinados a São Paulo. A distribuição ocorre por meio de solicitações dos municípios, e a disponibilidade de doses pode ser limitada.

Próximos passos e recomendações

Com a retomada das aulas em fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação infantil. Além da vacinação com Pfizer Baby e Pediátrica, está prevista a aplicação da vacina Pfizer bivalente para grupos específicos, a partir de 27 de fevereiro. A Secretaria de Saúde recomenda que os pais levem seus filhos para se vacinar nas unidades de saúde mais próximas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.