A Prefeitura de Franca divulgou os primeiros resultados da integração do município ao programa Muralha Paulista. Desde a segunda quinzena de maio, o sistema de biometria facial e leitura de placas de veículos está em funcionamento em cinco pontos estratégicos da cidade e já contribuiu para a detenção de oito pessoas procuradas pela Justiça.
Segundo a Secretaria de Segurança, foram cumpridos cinco mandados de prisão cível e três mandados de prisão criminal com apoio da Polícia Militar. A tecnologia permite identificar pessoas e veículos em situação irregular, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.
Primeiros resultados
De acordo com o diretor de Segurança da Prefeitura de Franca, Maurício Gonçalves da Rocha, os resultados iniciais estão acima das expectativas. O sistema está integrado à plataforma estadual Muralha Paulista e opera em conjunto com câmeras inteligentes instaladas em locais de grande circulação e nas principais entradas e saídas da cidade.
Além da identificação de pessoas com mandados de prisão, a tecnologia também auxilia na localização de veículos roubados, furtados ou vinculados a ocorrências policiais.
Segundo o município, o monitoramento complementa o trabalho já realizado pelas câmeras instaladas desde 2023, que auxiliam não apenas a segurança pública, mas também o trânsito e a Defesa Civil.
Leia também
Tecnologia integrada
O sistema opera a partir de uma central de monitoramento da Prefeitura e utiliza recursos de inteligência artificial para cruzar informações com bancos de dados integrados à Muralha Paulista.
Quando uma pessoa procurada ou um veículo irregular é identificado, o alerta é encaminhado simultaneamente para a central de monitoramento e para a Polícia Militar, permitindo uma resposta mais rápida das equipes de segurança.
Segundo Maurício Gonçalves da Rocha, o tempo de resposta, que antes poderia levar cerca de 15 minutos entre denúncia e abordagem, atualmente pode cair para aproximadamente cinco minutos graças à integração tecnológica.
Expansão prevista
A Prefeitura informou que o sistema ainda está em fase de expansão. A previsão é ampliar o monitoramento para 136 câmeras em diferentes pontos da área urbana ao final da atual etapa de implantação.
Além disso, outro projeto prevê a instalação de aproximadamente 2 mil câmeras em prédios e equipamentos públicos municipais, todas integradas à mesma central de monitoramento.
A expectativa é fortalecer a prevenção de crimes, reduzir furtos e atos de vandalismo contra o patrimônio público e ampliar a integração com cidades da região que também aderirem à Muralha Paulista.



