CBN Ribeirão 90,5 FM
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Novos estúdios da CBN Ribeirão ampliam estrutura para rádio, podcasts e conteúdos digitais

Nova estrutura da emissora reúne redação moderna e dois estúdios preparados para transmissões de rádio, vídeo, podcasts e videocasts
CBN Ribeirão
Foto: Leonardo Sousa/CBN Ribeirão

A CBN Ribeirão Preto inaugurou novos estúdios e uma nova redação, em um movimento de modernização da emissora, que completa 13 anos sob gestão do Grupo EP. Durante a cerimônia, Luiz Nascimento, gerente de afiliadas da rede CBN, destacou a estrutura ampla e a semelhança com os espaços recentemente construídos em São Paulo.

Segundo Nascimento, a nova estrutura aprimora o modelo adotado na capital e amplia as possibilidades de produção de conteúdo da CBN Ribeirão. Ele ressaltou o tamanho da redação e dos estúdios e afirmou que não se lembra de ter visto um estúdio de rádio tão amplo quanto o inaugurado em Ribeirão Preto.

A estrutura também foi planejada para acompanhar a transformação do rádio, com recursos voltados à produção de conteúdos em áudio e vídeo. O chamado Estúdio B poderá ser utilizado para podcasts, videocasts, programas especiais e também para entradas ao vivo na programação.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nova estrutura

De acordo com Luiz Nascimento, a disposição da mesa e dos microfones do Estúdio B é semelhante à utilizada no estúdio de podcasts da CBN em São Paulo. Para ele, a estrutura amplia a capacidade da CBN Ribeirão de produzir conteúdos para o digital.

O espaço também está preparado para a presença de vídeo nas transmissões. Segundo Nascimento, os dois estúdios foram pensados dentro de uma realidade em que o rádio passou a trabalhar também com imagem, além do conteúdo tradicional em áudio.

Durante a inauguração, Eliel Almeida, chefe da CBN Ribeirão, afirmou que a nova estrutura reforça a presença local da emissora, que atua há 13 anos na cidade. Segundo ele, a rádio tem como papel a prestação de serviço e a produção de conteúdo para a comunidade.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Modernização

Eliel Almeida explicou que o projeto de modernização vinha sendo planejado havia algum tempo. Segundo ele, a estrutura utilizada desde o início da operação da CBN Ribeirão, há 13 anos, precisava de uma atualização tecnológica.

A decisão de reformular os espaços foi tomada neste ano, após conversas com os acionistas do Grupo EP. De acordo com Eliel, o projeto teve como referência o movimento de modernização realizado pela CBN em âmbito nacional, especialmente a nova estrutura da CBN São Paulo.

A nova redação e os estúdios também acompanham mudanças no consumo de informação, com a presença de inteligência artificial, vídeo, internet, redes sociais, portal e transmissões pelo YouTube. Para Eliel, a modernização permite que a emissora acompanhe esse movimento sem deixar de lado o rádio tradicional.

Rádio vivo

Ao comentar a ideia de que o rádio poderia desaparecer diante do surgimento de novas tecnologias, Eliel Almeida afirmou que o meio de comunicação passou por diferentes transformações ao longo dos anos e conseguiu se adaptar.

Segundo ele, o rádio enfrentou previsões de desaparecimento com a chegada da televisão, da internet e, posteriormente, do vídeo na internet. Para Eliel, a capacidade de reinvenção permite que o veículo continue relevante.

O chefe da CBN Ribeirão também destacou a acessibilidade do rádio, que pode ser ouvido gratuitamente e alcança diferentes públicos. Como exemplo, citou a atuação da emissora durante o temporal ocorrido em Ribeirão Preto em julho, quando, segundo ele, a CBN permaneceu ativa na informação à população.

Veja também

Conteúdos

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.