CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Núcleo Postos projeta tendência de aumento nos preços da gasolina e etanol em Ribeirão

Reajuste estaria relacionado ao baixo nível de sacarose na cana-de-açúcar - o álcool compõe 27% do litro da gasolina
preço gasolina etanol
Reajuste estaria relacionado ao baixo nível de sacarose na cana-de-açúcar - o álcool compõe 27% do litro da gasolina

Reajuste estaria relacionado ao baixo nível de sacarose na cana-de-açúcar – o álcool compõe 27% do litro da gasolina

A gasolina e o etanol podem sofrer aumentos de preço nos postos de Ribeirão Preto nos próximos dias, segundo a entidade que reúne os revendedores da cidade. A alta nos preços, observada entre ontem e hoje, é atribuída a problemas na safra de cana-de-açúcar, que afetam a produção de etanol.

Problemas na Safra de Cana-de-Açúcar

De acordo com Fernando Roca, presidente do Núcleo Postos Ribeirão Preto, a safra de cana-de-açúcar está enfrentando dificuldades, com a produção de sacarose abaixo do esperado. Isso resultou em uma diminuição dos estoques de etanol, ao contrário da redução de preços esperada com o início da safra. A produção insuficiente de etanol impactou diretamente os preços, causando um aumento desde segunda-feira, com elevação significativa entre ontem e hoje.

Impacto nos Preços do Etanol e da Gasolina

Desde 1º de abril, o preço do litro do etanol já registrou aumento médio de 9% nas distribuidoras, embora os postos de Ribeirão Preto não tenham repassado integralmente essa variação ao consumidor até o momento. Atualmente, o etanol é comercializado a R$ 3,70 em média na cidade. Como a gasolina contém 27% de etanol em sua composição, o aumento no preço do etanol deve acarretar um aumento de aproximadamente 12 centavos no litro da gasolina.

Perspectivas e Recomendações

A expectativa de redução de preços foi adiada para, pelo menos, duas ou três semanas, dependendo da regularização da produção de cana-de-açúcar. Para os consumidores, a recomendação é pesquisar e comparar os preços dos combustíveis, lembrando que, para carros flex, o etanol só compensa se seu preço for abaixo de 70% do preço da gasolina. Basta multiplicar o preço da gasolina por 0,7; se o resultado for maior que o preço do etanol, este é a opção mais vantajosa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.