Região do 8º distrito policial, no Jardim Paulista, teve o maior registro; dados são da SSP comparados com os resultados de 2023
Um levantamento da Secretaria de Segurança Pública revelou que o número de acidentes com vítimas em Ribeirão Preto aumentou 17% em 2024 em relação a 2023 — Número de acidentes com vítimas tem —.
A pressa e a imprudência continuam sendo as principais causas dos acidentes na cidade. Um exemplo recente é o entregador Gabriel Messias da Silva, que sofreu um acidente de moto enquanto fazia uma entrega no centro da cidade, rompendo os ligamentos do pé esquerdo e tendo sua rotina alterada.
Distribuição dos acidentes por distritos policiais
A região do oitavo Distrito Policial, no Jardim Paulista, registrou o maior aumento, passando de 126 acidentes em 2023 para 183 em 2024, um crescimento de 45%. O sexto Distrito Policial, na Vila Virgínia, teve um aumento de 25%, com 124 casos em 2023 e 155 em 2024. A Vila Tibério, correspondente ao terceiro Distrito Policial, apresentou alta de 22%, de 174 para 213 acidentes. A região central do primeiro Distrito Policial registrou aumento de 18%, passando de 98 para 116 casos.
Leia também
- Aumento de ataques de escorpiões: Ribeirão Preto tem aumento de 32,93% nos acidentes envolvendo escorpiões no primeiro semestre
- Acidentes graves na região no fim: Região de Ribeirão Preto tem fim de semana marcado por acidentes fatais
- Em média, 35 pessoas por dia foram vítimas de roubo ou furto em Ribeirão Preto em 2024
Outros dados regionais: A zona sul teve aumento de 13%, segundo o Distrito Policial nos Campos Elíseos, que registrou alta de 11%. O quinto Distrito Policial, na zona norte, apresentou crescimento de 4%. A única região com redução foi o sétimo Distrito Policial, em Bonfim Paulista, com queda de 25% no número de acidentes.
Impactos dos acidentes e custos de recuperação: Segundo o médico emergencista Thiago Soares, os acidentes de trânsito envolvem grande dissipação de energia, o que pode causar lesões que variam de simples a complexas, com recuperações que podem levar meses ou até resultar em invalidez. Ele destaca que esses acidentes geram sobrecarga para o sistema previdenciário, impactos familiares e custos elevados, além de reduzir a mão de obra produtiva.
“Surpreende porque nós esperamos que com o passar do tempo, a conscientização e também as medidas relacionadas à infraestrutura e tecnologia reduzissem o número de acidentes. Mas não é isso que a gente vê na prática. É importante alertar as pessoas, principalmente sobre o cuidado em relação à velocidade e à imprudência, que são as principais causas dos acidentes aqui em Ribeirão Preto.”
Entenda melhor
Os dados apresentados referem-se ao comparativo entre os anos de 2023 e 2024, conforme levantamento da Secretaria de Segurança Pública. As regiões com maior aumento concentram-se em distritos policiais específicos, evidenciando a necessidade de ações direcionadas para esses locais.



