CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vilão dos inadimplentes: os perigos do cartão de crédito

O dinheiro 'fácil' tem feito as pessoas perderem o controle das finanças entrando no vermelho
cartão de crédito
O dinheiro 'fácil' tem feito as pessoas perderem o controle das finanças entrando no vermelho

O dinheiro ‘fácil’ tem feito as pessoas perderem o controle das finanças entrando no vermelho

Segundo pesquisa da Serasa, quase 300 mil moradores de Ribeirão Preto estão com contas atrasadas, buscando alternativas para complementar a renda e sair do vermelho.

Endividamento e a busca por renda extra

A pesquisa aponta que o cartão de crédito é um dos principais vilões do endividamento. A falta de controle nos gastos leva muitas pessoas a um ciclo de dívidas, impactando diretamente na vida profissional. 65% dos entrevistados afirmaram que suas condições financeiras afetam seu trabalho. Para lidar com a situação, 76% buscam empregos extras, como bicos eventuais, para complementar o orçamento e arcar com as despesas.

Perfil do endividado em Ribeirão Preto

O levantamento da Serasa revela que a maior parte dos endividados em Ribeirão Preto (290 mil pessoas) tem entre 30 e 60 anos, sendo 51% homens e 49% mulheres. A dívida média por pessoa no estado de São Paulo é de R$ 5.600. As principais causas de endividamento são: bancos (cartões de crédito, cheque especial e empréstimos pessoais), contas de água, luz e gás, e o varejo (de grandes lojas a pequenos comércios).

As consequências do endividamento

A realidade de quem enfrenta dificuldades financeiras é marcada por desafios constantes. Um vendedor ambulante que também trabalha com entregas pelo iFood relata a luta diária para pagar as contas e o medo da surpresa desagradável no final do mês, principalmente com os altos juros do cartão de crédito. A recomendação dos especialistas é cautela com o rotativo do cartão, evitando um ciclo de dívidas difícil de reverter.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.