Comitê responsável por acompanhar os serviços registrou ainda uma diminuição de 59% no movimento e corte de 25% dos funcionários
As obras de mobilidade em Ribeirão Preto têm impactado significativamente o comércio local, segundo estudo do Centro de Pesquisas do Varejo.
Impacto Financeiro e Redução de Clientes
Desde junho de 2023, as intervenções na Avenida 9 de Julho causaram queda média de 60% nas vendas do comércio local. O movimento de clientes caiu 59%, e 25% dos funcionários foram demitidos. A pesquisa aponta que todos os empresários entrevistados foram afetados negativamente.
Expectativas Pessimistas e a Virada de Gestão
Uma pesquisa de ânimo entre lojistas mostrou resultados pessimistas até o final de junho de 2023 (pontuação de 2,1 em uma escala de 1 a 5, sendo 1 muito pessimista e 5 muito otimista). No entanto, a expectativa melhorou para os próximos 12 meses (2,8 pontos), indicando esperança de que a nova gestão municipal reveja o projeto do corredor de ônibus na Avenida 9 de Julho e busque soluções para amenizar os impactos no comércio.
Leia também
Outras Avenidas e o Futuro do Comércio Local
O estudo também pretende avaliar o impacto das obras em outras avenidas com corredores de ônibus, como a Avenida Dom Pedro. A pesquisa busca entender a dimensão do impacto no comércio varejista, um setor fundamental para a economia da cidade. Há preocupação com o futuro, especialmente para micro e pequenas empresas com menor capital de giro, que enfrentam dificuldades para se manterem durante as obras. A pesquisa revela preocupações com a falta de vagas de estacionamento, segurança e a recuperação dos hábitos de consumo após o término das obras. Há um consenso entre os lojistas de que a Avenida 9 de Julho deve ser um boulevard, e não apenas um corredor de ônibus.
Os dados comprovam a queda nas vendas e demissões, e a pesquisa registrou o sentimento de pessimismo entre os comerciantes. Há um desejo por uma revisão do projeto para garantir a revitalização da região e a retomada do comércio local, considerando a importância do setor para a economia e o emprego em Ribeirão Preto.



