Equipes do Gaeco e da Polícia Federal atuam também em Monte Alto, Matão e Fortaleza, no Ceará; grupo lavou mais de R$ 4 milhões
A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram na manhã desta quarta-feira diversos mandados de prisão e busca no âmbito da Operação Xi Barrada, Operação contra o tráfico de drogas, que investiga um esquema criminoso dedicado ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com ligação entre Ribeirão Preto e Monte Alto.
Mandados de prisão e apreensões: Foram expedidos oito mandados de prisão, dos quais seis foram cumpridos até o momento, incluindo a prisão do líder do esquema criminoso, residente na Zona Sul de Ribeirão Preto. Com ele, as autoridades apreenderam meio milhão de reais em dinheiro.
Mandados de busca e apreensão: Além das prisões, onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ribeirão Preto, Monte Alto, Matão e Fortaleza, no Ceará. Em Fortaleza, um homem suspeito de falsificação de documentos foi alvo da ação; ele não foi preso, mas materiais foram apreendidos e encaminhados à delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto.
Leia também
Detalhes da investigação: Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso movimentou cerca de 4,5 milhões de reais em dois anos. A droga era distribuída na região de Monte Alto, e os valores provenientes do tráfico eram enviados para contas falsas, muitas vezes utilizando documentos falsificados para dar aparência de legalidade ao dinheiro.
Consequências legais: Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 35 anos de prisão. Além do dinheiro, foram apreendidos veículos e outros bens que serão levados para análise na delegacia.
Informações adicionais
Durante a operação, foi revelado que o grupo criminoso possuía uma hierarquia complexa, com líderes acima do inicialmente apontado como chefe, conhecido como Bodinho. Todos os presos têm antecedentes criminais relacionados a tráfico de drogas, roubo e furto. Novos detalhes serão divulgados na programação da CBN.



