CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Agronegócio’ com José Carlos de Lima Júnior

Pandemia do novo coronavírus tem alterado valores de alimentos
CBN Agronegócio
Pandemia do novo coronavírus tem alterado valores de alimentos

Pandemia do novo coronavírus tem alterado valores de alimentos

O impacto da pandemia de coronavírus nos preços dos alimentos foi tema do programa CBN Agronegócio, com José Carlos de Lima Jr. Apesar do cenário delicado, com quarentenas e paralisações, o agronegócio brasileiro manteve sua produção, assegurando o abastecimento interno e externo. A queda do PIB brasileiro não será tão acentuada graças à resiliência do setor.

Preços dos Alimentos: Sazonalidade e Demanda

A valorização de alguns alimentos, como o feijão, está mais relacionada à sazonalidade da produção e às condições climáticas (seca em algumas regiões) do que a paralisações na produção. A alta demanda, com muitos brasileiros estocando alimentos no início da pandemia, também contribuiu para a inflação.

Cadeias Produtivas e Distribuição

As cadeias produtivas do agronegócio, em sua maioria, não foram afetadas significativamente pela pandemia. A produção ocorre em grandes áreas, com trabalhadores distribuídos, minimizando aglomerações. O transporte rodoviário, principal modal logístico do Brasil, também se manteve em operação, garantindo a distribuição dos alimentos.

Estabilidade e Conscientização

A ideia inicial de estocagem em massa de alimentos diminuiu, com a população mais consciente do abastecimento contínuo dos supermercados. A compra excessiva, no entanto, contribui para a inflação. O agronegócio continua operando e não há justificativa para preocupações com a falta de alimentos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.