CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’ com Bia Amorim

Você conhece as características das cervejas austríacas? Fique por dentro!
CBN Cerveja de Conteúdo
Você conhece as características das cervejas austríacas? Fique por dentro!

Você conhece as características das cervejas austríacas? Fique por dentro!

Boa tarde, ouvintes da CBN Ribeirão Preto e região! Sexta-feira, dia de calor e de apreciar uma cerveja gelada para começar o final de semana. Nesta semana, meus estudos se concentraram em um estilo cervejeiro nascido na Áustria, um pequeno país europeu vizinho da Alemanha, Suíça, Itália, Eslovênia, Hungria, Eslováquia e República Tcheca.

Anton Dreher e a Revolução Cervejeira

Tudo começou com Anton Dreher, cervejeiro vienense nascido em 1810 e falecido em 1863. Apesar de pouco conhecido hoje, Dreher foi um revolucionário no mundo cervejeiro. Milionário filantrópico do século XIX, apaixonado por cerveja, ele seguiu a tradição familiar, herdando e expandindo o negócio cervejeiro de seus pais. Em 1836, comprou uma pequena cervejaria da mãe e viajou para Londres, Monique e Escócia (incluindo, segundo a lenda, Burton upon Trent), onde teria obtido, sem consentimento, fermento da região, famosa pela India Pale Ale.

A Criação da Vienna Lager

Fascinado pelos diferentes tipos de malte ingleses, com seus sabores defumados, Dreher retornou à Áustria e, em 1841, introduziu as cervejas de baixa fermentação em Viena, criando a Vienna Lager. Um ano depois, a cerveja Pilsen foi criada na cidade de mesmo nome, a cerca de 300 quilômetros de Viena. Na época, sem refrigeração, a produção ocorria na primavera, utilizando gelo das montanhas armazenado em cavernas subterrâneas nas cervejarias. A Vienna Lager, de baixa fermentação, com baixo amargor e teor alcoólico moderado, se destaca pelo equilíbrio entre malte e lúpulo.

Sucesso e Legado

Dreher conquistou diversos prêmios com sua cerveja, inclusive uma medalha do Imperador Franz Josef I. Antes de sua morte em 1863, confiou a administração de seus negócios ao seu advogado, que também era prefeito de Viena, para cuidar de seu filho de 14 anos, Anton Dreher Jr. Sob a administração de seu filho, a cervejaria expandiu e, em 1898, tornou-se a mais produtiva do mundo, com a Vienna Lager sendo servida em diversas cidades ao redor do globo. Uma cerveja equilibrada, de sabor marcante e apreciada até os dias de hoje, um legado de Anton Dreher para o mundo cervejeiro. Um brinde a ele e a esta deliciosa bebida!

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.