CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’ com Bia Amorim

Fique por dentro da escola cervejeira britânica
CBN Cerveja de Conteúdo
Fique por dentro da escola cervejeira britânica

Fique por dentro da escola cervejeira britânica

Boa tarde, amantes de cerveja! Hoje vamos explorar a rica história da escola cervejeira britânica, uma tradição milenar que influenciou o mundo.

Origens Celta e Romanas

Muito antes da Inglaterra como a conhecemos existir, as ilhas britânicas eram habitadas por tribos celtas que já produziam bebidas fermentadas a partir de grãos. Com a chegada do general romano Júlio César, por volta de 50 a.C., essa prática já era estabelecida, mostrando a longevidade da tradição cervejeira na região.

Evolução e Estilos

Inicialmente, as cervejas eram conhecidas genericamente como “ales”. O uso de ervas, chamado de “gruit”, era comum para equilibrar o sabor, até que o lúpulo o substituiu no século XV. A Inglaterra, e também a Irlanda (lar da Guinness, inaugurada no século XVIII e hoje a cerveja escura mais vendida no mundo), teve um papel crucial no desenvolvimento de diferentes tipos de malte e estilos cervejeiros. As “Real Ales”, cervejas tradicionais maturadas e servidas em barril de madeira, são protegidas pelo Campaign for Real Ale (CAMRA), fundado em 1971, que conta com mais de 180 mil membros dedicados à preservação da tradição cervejeira britânica e dos pubs ingleses.

Influência Global

A escola cervejeira britânica originou diversos estilos conhecidos mundialmente, como a Porter, a Stout, a Strong Ale, a ESB (Extra Special Bitter), e a icônica India Pale Ale (IPA). Embora muitos países produzam versões próprias, inspiradas nas receitas inglesas, a origem e a influência britânica são inegáveis. Estilos como as Brown Ales e as Barley Wines, cervejas fortes e quase licorosas, também se originaram nessa escola. Para quem deseja explorar essa rica tradição, a Fullers é uma marca inglesa tradicional e de fácil acesso no Brasil, com uma variedade interessante de rótulos.

Portanto, ao apreciar uma cerveja britânica, estamos brindando a séculos de história, inovação e paixão cervejeira. Lembre-se sempre de beber com moderação e aproveitar cada gole!

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.