Conheça a “Catharina Sour”, o novo estilo de cerveja brasileiro
Nesta sexta-feira, nosso programa Cerveja de Conteúdo apresenta um novo estilo de cerveja que vem ganhando força no Brasil: a Catarina Sauer.
Origem e Características da Catarina Sauer
Nascida em Santa Catarina, a Catarina Sauer é uma união de esforços entre diversos cervejeiros locais. Trata-se de uma cerveja de trigo leve e refrescante, com acidez marcante e adição de frutas cítricas ou refrescantes, além de especiarias em algumas receitas. Apresenta teor alcoólico entre 4,5% e 5,5%.
Cervejarias e o Estilo Cigano
Santa Catarina, com suas 65 cervejarias (17 ciganas), abriga grandes nomes por trás desse estilo, como a Cervejaria Blumenau, a LONE (de São Paulo) e a Das Bier. Vale destacar o modelo de cervejaria cigana, que produz suas bebidas em outras instalações, sem infraestrutura própria. A Catarina Sauer tem como base o estilo alemão Berliner Weisse, refletindo a forte cultura alemã presente na região.
Leia também
Tendência em Crescimento
Embora ainda não amplamente conhecida, a Catarina Sauer mostra grande potencial. Especialistas internacionais, como Gordon Strong, já reconhecem a qualidade dos rótulos brasileiros, indicando uma possível inclusão no BJCP (Beer Judge Certification Program), o que aumentaria sua visibilidade global. A diversidade de frutas tropicais do Brasil promete impulsionar a criação de infinitas receitas, consolidando esse estilo e até mesmo inspirando cervejas brasileiras no exterior. Como sugestões de rótulos, podemos citar o Blumenau da Cervejaria Blumenau (com pêssego), opções da LONE (uva e outra com bega mota) e a cerveja Catarina Sauer da Das Bier.