CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Cerveja de Conteúdo’ com Carlos Braghin

Sommelier cervejeiro analisa os principais tipos de cerveja que estão disponíveis no mercado
CBN Cerveja de Conteúdo
Sommelier cervejeiro analisa os principais tipos de cerveja que estão disponíveis no mercado

Sommelier cervejeiro analisa os principais tipos de cerveja que estão disponíveis no mercado

Neste episódio de Cerveja de Conteúdo, o especialista Carlos Braguinho nos guiou por um universo de sabores e estilos cervejeiros. Deixando para trás a ideia de que o brasileiro consome apenas um tipo de cerveja, Carlos destaca a enorme variedade disponível atualmente, com mais de 140 estilos catalogados.

Explorando a Diversidade de Estilos

O especialista explica que a compreensão dos estilos cervejeiros permite ao consumidor encontrar o que mais lhe agrada. Se você não gosta de cerveja amarga, existem opções adocicadas e leves. Ao contrário, se prefere sabores mais amargos, também há diversas opções. A temperatura de consumo também influencia a experiência, com cervejas leves e refrescantes ideais para dias quentes, e cervejas mais encorpadas e alcoólicas para os dias frios. Carlos cita exemplos como as witbier para dias quentes e stouts para dias frios.

Cervejas Pasteurizadas x Não Pasteurizadas

Carlos aborda a diferença entre cervejas pasteurizadas e não pasteurizadas. Ele explica que a pasteurização é um processo de aquecimento e resfriamento que aumenta a vida útil da cerveja, inativando as leveduras. No Brasil, o termo “chope” muitas vezes é associado à cerveja não pasteurizada, servida diretamente do barril, mas essa associação não é totalmente precisa. O especialista enfatiza o privilégio de se ter acesso a cervejas frescas e “vivas”, sem passar pelo processo de pasteurização.

Harmonizando Cervejas com o Clima

Para finalizar, Carlos oferece dicas de harmonização de cervejas com o clima. Em dias quentes, ele sugere cervejas leves e refrescantes, como pilsen e witbier. Já para os dias mais frios, recomenda cervejas mais intensas, com maior teor alcoólico e corpo, como as stouts e balelines. A intensidade pode ser avaliada pelo corpo, amargor e teor alcoólico da bebida, similarmente à escolha de vinhos para diferentes temperaturas.

Com esta variedade de estilos e dicas de consumo, fica claro que o mundo cervejeiro é vasto e cheio de possibilidades para todos os paladares. A experimentação é a chave para descobrir seus sabores favoritos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.