Você sabia que a alimentação inadequada pode desencadear o ronco ao dormir? Saiba mais sobre o assunto
O ronco, problema que afeta milhões de brasileiros, foi tema de discussão no programa CBN e Nutrição. A especialista, Dra. Cristina, explicou como a alimentação influencia diretamente nesse incômodo, tanto para quem ronca quanto para seus parceiros.
Causas do Ronco e a Influência Alimentar
O ronco surge pelo relaxamento da musculatura das vias aéreas, dificultando a passagem do ar. O acúmulo de gordura nessas vias, associado ao envelhecimento, ganho de peso, tabagismo, desvio de septo, sinusite ou uso de certos medicamentos, também contribui. A alimentação interfere de duas maneiras: causando ganho de peso e/ou através do consumo de alimentos que relaxam a musculatura ou provocam refluxo gastroesofágico.
Dicas para Aliviar o Ronco
Para melhorar a situação, a Dra. Cristina recomenda: manter horários regulares de alimentação, evitando grandes quantidades de comida à noite; reduzir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas, principalmente à noite; evitar chá, café e outras bebidas com cafeína após as 15h; evitar alimentos ácidos como tomate, molho de tomate e frutas cítricas; optar por frutas mais alcalinas; e manter o peso adequado, evitando sobrepeso e obesidade. Atividade física regular e uma alimentação equilibrada são cruciais.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Manter esses hábitos contribui não só para reduzir o ronco, mas também para melhorar a qualidade do sono em geral. Evitar alimentos pesados, bebidas alcoólicas e doces à noite previne interrupções do sono e garante um descanso mais reparador. Uma alimentação adequada é fundamental para uma noite tranquila e revigorante.