Você sabia que o Brasil é um dos países que mais desperdiçam alimentos? Saiba como aproveitar melhor sua comida
Segundo dados recentes, cerca de 30% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos entre o cultivo e a comercialização. No Brasil, o desperdício é ainda maior, com toneladas de comida indo para o lixo diariamente. Este número, porém, considera apenas as perdas até a comercialização, ignorando o desperdício durante o preparo em casa, tema central desta matéria.
Compras Inteligentes: O Primeiro Passo para Evitar o Desperdício
Para combater o desperdício, o planejamento é fundamental. Priorize alimentos da safra, pois são produzidos em maior escala, e a não-utilização representa perdas significativas para os produtores. Antes de ir às compras, monte um cardápio detalhado, listando exatamente o que será consumido para evitar compras impulsivas e o acúmulo de alimentos.
Armazenamento e Reaproveitamento Criativo: Dicas Práticas
Em casa, evite preparar quantidades excessivas de comida. Se houver sobras, congele-as e utilize em outra refeição, de preferência após alguns dias, para que o alimento seja consumido com mais apetite. Para um reaproveitamento criativo, transforme sobras em bolinhos, pastéis, croquetes, tortas (sempre assados) ou risotos.
Leia também
- Cristina Saipp, uma das personagens do livro 'Mulheres da Cana-de-Açúcar', é entrevistada na CBN Ribeirão
- A importância da nutrição adequada para prevenir lesões durante os exercícios e emagrecer
- Interdição e obras na rua Teresa: Rua Teresa Cristina tem ao menos cinco quarteirões com interdições para serviços da Saerp
Aproveitando ao Máximo: Talos, Cascas e Folhas
Muitas vezes, descartamos partes dos alimentos ricas em nutrientes, como talos (agrião, couve, brócolis), cascas de frutas (banana, laranja, limão, maracujá) e folhas (beterraba, couve-flor). A folha da cenoura pode ser usada em sopas, o talo da couve em farofas, e a casca da banana em caponatas. A criatividade na cozinha permite o uso integral dos alimentos, reduzindo o desperdício e otimizando os recursos.
Com planejamento, criatividade e o reaproveitamento inteligente de todas as partes dos alimentos, é possível reduzir significativamente o desperdício doméstico e contribuir para um consumo mais consciente e sustentável.