Sociedade Brasileira de Cardiologia lança programa de prevenção à doenças cardiovasculares; saiba mais sobre o ‘Cardiômetro’
As doenças cardiovasculares lideram as causas de morte no Brasil e no mundo. Para combater esse cenário preocupante, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveu o Cardiômetro, um sistema online que monitora a mortalidade por essas doenças no país.
O que é o Cardiômetro?
O Cardiômetro é um projeto da SBC que acompanha em tempo real o número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, utilizando dados do Sistema DataSUS do Ministério da Saúde. A plataforma permite calcular o risco individual de desenvolver doenças cardiovasculares e oferece orientações para mudanças de estilo de vida que podem prevenir ou postergar o surgimento dessas doenças. O site do projeto é www.cardiômetro.com.br.
Números alarmantes e a prevenção
A SBC estima que, até o final de 2023, mais de 400 mil brasileiros falecerão devido a doenças cardiovasculares. Estima-se que ocorra uma morte a cada dois minutos, representando cerca de 30% dos óbitos registrados anualmente. Entretanto, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou adiadas com a adoção de medidas preventivas e tratamento adequado dos fatores de risco, com acompanhamento médico regular.
Leia também
Prevenção e futuro
O alerta para a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco são cruciais para reverter essa grave situação. O Cardiômetro, além de monitorar a mortalidade, oferece ferramentas para que a população avalie seu próprio risco e adote medidas para melhorar sua saúde cardiovascular. A SBC continua trabalhando ativamente na busca pela diminuição das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil.