Cardiologista fala da importância do sono na manutenção da saúde cardiovascular
Desde o nascimento até a morte, o sistema cardiovascular trabalha ininterruptamente. Apenas momentos de relaxamento, principalmente o sono, conseguem reduzir seu ritmo. Durante o sono, espera-se a diminuição da pressão arterial, da frequência cardíaca e respiratória, entre outras variáveis.
Sono e Saúde Cardiovascular
Manter a qualidade e a regularidade do sono é essencial para a proteção cardiovascular. Sono irregular, com variações diárias na duração e frequentes interrupções, representa um risco significativo para doenças cardiovasculares. Um estudo recente, que avaliou a qualidade do sono de indivíduos por sete dias consecutivos, comprovou a relação entre a qualidade do sono e a ocorrência de eventos cardiovasculares, sejam eles fatais ou não.
Impacto da Qualidade do Sono
Quanto maior a variação no tempo e na qualidade do sono, maior a probabilidade de eventos cardiovasculares. Em casos de alterações extremas do sono, esse risco pode dobrar. A pesquisa conclui que a qualidade e a duração do sono são um novo e independente fator de risco para doenças cardiovasculares.
Leia também
Considerações Finais
As palavras de Mário de Andrade, “coisa maravilhosa o sono, parece que nos aproxima da morte, mas nos estabelece melhor para a vida”, ecoam a importância do sono para a saúde. Priorizar um sono de qualidade é fundamental para a prevenção de doenças cardiovasculares.



