Você sabe o que significa uma empresa ‘unicórnio’? Confira o comentário
Empresas unicórnio: um olhar sobre o mercado de startups
O que são empresas unicórnio?
O termo “empresa unicórnio”, apesar de recente na mídia, foi criado em 2013 pela investidora americana Aileen Lee, fundadora da Call Boy Ventures. Ele se refere a startups que alcançam um valor de mercado de US$ 1 bilhão antes de abrir seu capital. A comparação com o animal mitológico se justifica pela raridade dessas empresas.
Características de uma empresa unicórnio
As empresas unicórnio se destacam pelo uso intensivo de tecnologia e inovação em seus modelos de negócios. Sua principal característica, porém, é a capacidade de crescimento acelerado. Elas conseguem mudar hábitos de consumo por meio da inovação disruptiva, como exemplificado pelo Uber, que revolucionou a forma como as pessoas pedem táxis.
Leia também
Unicórnios no Brasil e no mundo
Um estudo de 2018 da CB Insights apontou 263 empresas unicórnio no mundo, com um valor conjunto de US$ 840 bilhões. A maioria atua em software, serviços online, e-commerce e fintechs. Exemplos globais incluem Uber, Pinterest, Slack, Airbnb, Facebook, Spotify e Snapchat. No Brasil, embora a entrada na lista tenha sido mais tardia, empresas como a 99 (antiga 99Taxi) e algumas fintechs já alcançaram o status de unicórnio, com outras startups se aproximando dessa marca.
O mercado de startups demonstra um dinamismo crescente, com empresas inovadoras alcançando sucesso e transformando diversos setores da economia. A trajetória das empresas unicórnio ilustra o potencial da inovação e o impacto da tecnologia na sociedade.