CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ouça a coluna ‘CBN Vida e Aposentadoria’ com Hilário Bocchi

Quem parou de contribuir para o INSS ainda pode se aposentar? Nosso especialista explica
Vida e Aposentadoria
Quem parou de contribuir para o INSS ainda pode se aposentar? Nosso especialista explica

Quem parou de contribuir para o INSS ainda pode se aposentar? Nosso especialista explica

Muitos trabalhadores se questionam sobre a possibilidade de se aposentar mesmo após interromper as contribuições para o INSS. Afinal, contribuir mensalmente com 11% ou 20% dos rendimentos nem sempre é fácil.

Período de graça e manutenção de direitos

O período de graça permite que o trabalhador deixe de contribuir por um período que varia de três meses a três anos, mantendo seus direitos previdenciários. Esse período, no entanto, varia de acordo com a situação do contribuinte (empregado ou não).

Benefícios mantidos após interrupção das contribuições

Mesmo após o período de graça, alguns benefícios podem ser mantidos, mesmo sem contribuições posteriores. A aposentadoria por idade, por exemplo, é garantida para quem contribuiu por 15 anos e atingiu a idade mínima (60 anos para mulheres e 65 anos para homens). Independentemente do tempo parado de contribuir, se os 15 anos de contribuição foram cumpridos, o direito à aposentadoria por idade é assegurado. Outros benefícios como aposentadoria especial, aposentadoria do professor e auxílio-doença também são garantidos se os requisitos forem atendidos, mesmo que o segurado tenha interrompido as contribuições.

Retorno às contribuições e planejamento

Para quem interrompeu as contribuições e deseja retornar, é importante planejar o retorno, considerando as necessidades financeiras, eventuais problemas de saúde e a proximidade da aposentadoria. Existem aplicativos e ferramentas que auxiliam nesse planejamento. É fundamental buscar informações detalhadas junto ao INSS para evitar prejuízos e garantir o acesso aos benefícios previdenciários.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.